NRs e ISO 45001

Normas Regulamentadoras e ISO 45001 Atendidas pelo Quírons

Garanta a conformidade com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho (SST) e ISO 45001 com o Quírons. Simplificamos a gestão de SST, prevenção de acidentes e ambientes de trabalho seguros

01

Disposições Gerais

A NR-1 estabelece as bases gerais para a segurança e saúde no trabalho, definindo objetivos, responsabilidades do empregador e direitos dos trabalhadores, além de detalhar o processo de fiscalização e penalidades em caso de não conformidade.

04

SESMET

A NR-4 trata dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), descrevendo sua estrutura, dimensionamento com base no número de empregados e riscos, atuação na organização e a importância do treinamento e capacitação dos profissionais do SESMT.

05

CIPA

A NR-5 aborda a formação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), definindo seus objetivos e funções no ambiente de trabalho, incluindo o funcionamento, treinamento dos membros e o processo eleitoral para escolha dos representantes da CIPA.

06

EPI

A NR-6 trata do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), enfatizando a importância do uso correto desses equipamentos, definindo as responsabilidades do empregador e empregado, listando os tipos de EPIs e a necessidade de certificação e conformidade com normas técnicas.

07

PCMSO

A NR-7 introduz o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), abordando conceitos, tipos de exames médicos ocupacionais, responsabilidades do médico coordenador e a necessidade de manter registros e relatórios médicos dos trabalhadores.

09

Avaliação e Controle das Exposições Ocupacionais

A NR-9 foca na identificação e avaliação de riscos ambientais no trabalho, incluindo medidas de controle para minimizar exposições nocivas. Introduz o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e destaca a importância do monitoramento contínuo e revisão periódica do programa.

10

Eletricidade

A NR-10 estabelece condições mínimas para garantir a segurança dos trabalhadores que interagem com instalações elétricas. Enfatiza medidas de controle de riscos elétricos, equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários e a importância da formação adequada para profissionais que trabalham com eletricidade.

15

Insalubres

A NR-15 explica o que caracteriza uma atividade ou operação como insalubre e descreve como avaliar e controlar a exposição a agentes nocivos. Também aborda o cálculo e pagamento do adicional de insalubridade e referência normas técnicas específicas para diferentes agentes insalubres.

16

Atividades Perigosas

A NR-16 identifica atividades perigosas, detalha o adicional de periculosidade e destaca medidas de segurança necessárias para essas atividades. Além disso, lista outras normas e regulamentos relacionados à segurança em atividades perigosas.

17

Ergonomia

A NR-17 aborda a análise ergonômica do trabalho, condições de mobiliário e equipamentos, organização do trabalho e treinamento para prevenir doenças ocupacionais. Enfatiza a importância de ajustar o ambiente de trabalho às características dos trabalhadores.

18

Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção

A NR-18, é fundamental para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores na Indústria da Construção. Ela estabelece regras que vão desde condições de segurança até o uso de equipamentos de proteção. O objetivo é prevenir acidentes, proteger os trabalhadores e criar um ambiente de trabalho seguro.

22

Mineração

A NR-22 define normas específicas para segurança e saúde no trabalho em operações e ambientes de mineração. Ela inclui medidas para prevenir acidentes e doenças profissionais, regras sobre equipamentos de proteção e instalações seguras, e enfatiza a importância da saúde ocupacional e formação dos trabalhadores.

23

Incêndio

A NR-23 trata da prevenção e combate a incêndios, estabelecendo diretrizes para sistemas de prevenção, planos de emergência, treinamento de brigadas de incêndio e uso adequado de equipamentos e sinalização de segurança.

28

Fiscalização e Penalidades

A NR-28 detalha os procedimentos de fiscalização, classificação de infrações e aplicação de penalidades em relação às normas de segurança no trabalho. Também aborda os recursos e processos de defesa em casos de penalidades.

29

Portuário

A NR-29 estabelece normas específicas de segurança e saúde no trabalho portuário, incluindo medidas de controle e prevenção de acidentes, exigências de treinamento específico para trabalhadores portuários, e o uso de EPIs e dispositivos de segurança em atividades portuárias.

31

Rural - CIPATR

A NR-31 foca na segurança e saúde no trabalho rural, promovendo diretrizes para garantir o bem-estar dos trabalhadores do campo. Ela inclui a formação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Rural (CIPATR), medidas de controle de riscos, treinamento e conscientização dos trabalhadores rurais.

32

Saúde

A NR-32 estabelece normas para proteger os trabalhadores em estabelecimentos de saúde, abordando o gerenciamento de resíduos, prevenção de acidentes com materiais perfurocortantes, capacitação dos profissionais de saúde e a necessidade de seguir rigorosas medidas de segurança.

33

Espaços Confinados

A NR-33 define medidas para identificar e controlar riscos em espaços confinados, enfatizando a necessidade de permissões específicas, treinamento adequado e uso adequado de equipamentos de proteção individual e coletiva.

35

Trabalho em Altura

A NR-35 aborda o planejamento e organização de atividades realizadas em altura, medidas de proteção para prevenir quedas, a importância da capacitação e treinamento dos trabalhadores, e o uso de equipamentos de segurança e proteção individual para o trabalho em altura.

ISO 45001

A ISO 45001 é uma norma internacional que se concentra na Segurança e Saúde no Trabalho (SST). Seu principal objetivo é melhorar a segurança dos trabalhadores, prevenindo acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Ela estabelece diretrizes para sistemas de gestão que promovem práticas seguras e saudáveis no ambiente de trabalho. A ISO 45001 enfatiza a importância da prevenção de riscos, engajamento dos funcionários e melhoria contínua das condições de trabalho.

Teste 7 dias grátis

Crie sua conta agora mesmo e aproveite 7 dias grátis todas as funcionalidades:

Conheça as principais funcionalidades

Entrega de EPIs

Controle Total nas Entregas de EPIs

Agenda Médica

Revolucione o Gerenciamento de Consultas

Prontuário Médico

Revolucione o Cuidado com os Pacientes

Laudos e Programas

Simplifique a Documentação

Riscos Ambientais

Prevenção de Riscos no Ambiente de Trabalho

Planos de Ação

Transforme Estratégias em Resultados

Mandatos CIPA

Seu Aliado na Gestão de CIPA!

Dashboard

O dashboard do Quírons fornece aos gestores e à equipe de saúde do trabalho um fácil acesso aos principais dados do setor.

plugins premium WordPress