Segurança do Trabalho

Faça o controle de EPIs de um jeito simples com o Quírons

25/02/2021
Faça o controle de EPIs de um jeito simples com o Quírons
Fique por dentro

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O controle de EPIs é uma das principais rotinas do setor de SST (Saúde e Segurança do Trabalho). Por meio da gestão de Equipamentos de Proteção Individuais, a empresa garante que os seus trabalhadores vão atuar de forma segura e livre de risco. 

A questão é que, para fazer uma gestão simples e sem erros, os profissionais responsáveis pelo departamento precisam contar com ferramentas modernas que fornecem agilidade. Do contrário, podem realizar um controle ineficaz dos seus EPIs.  

Não sabe como garantir uma gestão simples e prática na sua empresa? Veja, neste post, qual é a importância do controle de EPIs, quais são os principais erros cometidos durante o gerenciamento e como uma ferramenta como o Quírons (ID 315) pode ajudar na resolução de problemas.     

Boa leitura! 

A importância da gestão de EPIs 

Fazer o controle de EPIs é extremamente importante para a empresa não sofrer problemas futuros com a Justiça. 

Serve para manter a empresa regularizada, otimizar a supervisão sobre os equipamentos e assegurar que os colaboradores possam cumprir a jornada de trabalho de maneira segura. Também garantir que o setor dispõe dos EPIs corretos e em quantidades suficientes para o time.

Os impactos da má gestão podem prejudicar as empresas de inúmeras formas. Entretanto, os principais problemas estão relacionados a pagamento de multas, processos trabalhistas e acidentes de trabalho. 

Abaixo, veja como cada um desses impactos pode prejudicar os negócios:   

Multas

Segundo a Norma Regulamentadora 6 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), toda e qualquer empresa tem a obrigação de fornecer EPIs aos colaboradores a fim de garantir a segurança ocupacional. 

O não cumprimento das Normas Regulamentadoras pode deixar a empresa suscetível a multas e penalidades, uma vez que está colocando em risco a saúde e segurança dos funcionários.   

Geralmente, as multas possuem um valor bastante expressivo. Então, se for multada e não tiver recursos suficientes para arcar com a obrigatoriedade, a empresa pode sofrer prejuízos financeiros.  

Processos trabalhistas

Se não fizer a gestão correta e não assegurar a saúde e segurança ocupacional dos seus trabalhadores, a empresa pode sofrer processos judiciais trabalhistas em decorrência de acidentes. 

A ausência de EPIs deixa os funcionários expostos a riscos, o que ajuda a aumentar o índice de incidentes ou, no pior dos casos, morte.  

Acidentes de trabalho

Uma vez que a gestão ineficaz pode deixar os colaboradores sem equipamentos de proteção, mais indivíduos podem se envolver em acidentes ou outros tipos de sinistro enquanto estiverem desempenhando as suas atividades.

E, como decorrência disso, a empresa pode vir a pagar mais indenizações. 

4 erros da gestão de EPIs

Agora que você já sabe qual a importância de controlar os EPIs e quais são os impactos de uma má gestão, que tal conferir 4 erros que o gestor pode cometer ao fazer o gerenciamento? 

#1. Desconhecer o ambiente de trabalho

Você pode não acreditar, mas desconhecer o ambiente de trabalho é um dos principais erros ao fazer o controle de EPIs

Isso porque não saber como funcionam as atividades da empresa pode fazer o gestor ter uma visão equivocada sobre que EPIs precisam ser adquiridos e disponibilizados para os colaboradores.   

#2. Não saber quais são os EPIs corretos

Assim como desconhecer o ambiente de trabalho, não saber quais são os EPIs corretos para cada atividade também pode ser um problema.

Cada atividade possui suas próprias características e requer um tipo específico de equipamento de proteção. Não saber quais são os EPIs corretos para cada função é um descuido que pode deixar faltar produtos no estoque ou colocar o trabalhador em risco. 

#3. Falta de comunicação com os colaboradores

Outro erro que pode prejudicar a gestão de EPIs é a falta de comunicação com os colaboradores.

Instruir e manter o diálogo é importante para o gestor conscientizar o time a usar os EPIs corretos de forma correta. Isso impede que a falta de uso ou conhecimento prejudique os funcionários e a empresa. 

#4. Ausência de ferramentas modernas para a gestão

A empresa que quer assegurar a saúde e segurança ocupacional precisa ter no seu estoque a quantidade certa de equipamentos para proteção. Também deve fazer manutenções periódicas para garantir o bom funcionamento das máquinas e equipamentos.

Recorrer a ferramentas modernas como, por exemplo, um software de saúde e segurança do trabalho é uma das formas mais rápidas para a empresa otimizar a gestão e se manter dentro da legalidade. A questão é que algumas pessoas ainda acreditam que essa não é uma alternativa viável e que traz benefício. 

Como fazer a gestão de EPIs de forma simples e prática

Se até pouco tempo atrás o controle de EPIs só era feito manualmente, agora não precisa mais ser desse jeito. Hoje, com o apoio da tecnologia, já é possível otimizar a gestão de equipamentos de proteção e manter a empresa dentro da legalidade de um modo mais simples. 

Ferramentas como o Quírons, software de saúde e segurança do trabalho, já permitem ao gestor otimizar os processos de atendimento às Normas Regulamentadoras. Não só isso, emitir relatórios e indicadores de gestão de qualquer lugar e hora, em poucos cliques.

A tecnologia ainda permite reduzir erros e retrabalhos, uma vez que o gestor pode integrar diversas áreas da empresa, também melhorar o controle sobre o estoque e facilitar a comunicação interna entre os departamentos. 

Uma vez que possui uma ferramenta moderna como o Quírons ao seu alcance, o gestor pode fazer o controle dos EPIs de forma simples e prática. Garante assim a saúde e segurança ocupacional dos trabalhadores, reduzindo passivos judiciais trabalhistas.

Não acredita que o Quírons pode fazer tudo isso pela sua empresa? Faça o cadastro e confira como a tecnologia pode revolucionar o Setor de Saúde e Segurança do Trabalho! 

 

plugins premium WordPress