Segurança do Trabalho

Emissão da CAT: você está seguindo corretamente?

13/05/2021
Emissão da CAT: você está seguindo corretamente?
Fique por dentro

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nenhuma empresa quer que acidentes ocorram em seu ambiente, isso é fato. Acontece que infelizmente é um cenário possível, mesmo que os procedimentos atuem para evitá-los. 

A empresa deve estar pronta para agir e uma das ferramentas utilizadas para isso é a CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho. Esse registro é obrigatório em qualquer ramo de atuação.

Como é o processo de emissão de CAT na sua empresa hoje? Existe um padrão preestabelecido, que é de conhecimento de toda a empresa? 

Se esses trâmites lhe parecem um pouco confusos, então este post foi feito para você. Confira, abaixo, algumas informações essenciais, que detalham como o processo de emissão de CAT deve ser realizado. 

Como funciona a CAT

A emissão da CAT, que pode ser realizada no site oficial do Governo Federal, funciona de forma padronizada, independentemente da empresa. 

É o principal documento de comunicação com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e é utilizado como prova oficial para liberação de um seguro proveniente do Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira algumas informações importantes a respeito da CAT.

  • Tipos de CAT: Existem três tipos diferentes: Inicial, Reabertura e Óbito;
  • Quando emitir: Não existe um prazo exato, mas o ideal é até 1 dia após o acidente;
  • Quando é necessário: Em todos os casos, independenteente da gravidade; 
  • Quem deve abrir: Preferencialmente o empregador, mas o envolvido também pode fazê-lo, assim como o médico e o sindicato;
  • Quantas vias são necessárias: São 4 vias, a do INSS, a do segurado, do empregador e a do sindicato.

O adequado é que as partes guardem o documento por até 10 anos, pois possui grande valor jurídico e pode ser crucial na resolução de impasses futuros. 

Esse processo pode ser realizado de forma amena e sem grandes dores de cabeça, mas para isso você precisa encontrar as ferramentas certas, que podem te ajudar. 

Tornando o processo mais ágil e seguro

Para que você possa ter a tranquilidade na gerência de trâmites burocráticos, nada melhor do que contar com a sua principal aliada, a tecnologia

É importante contar com o sistema certo, não apenas pela praticidade de sua utilização, mas para que você possa manter um histórico detalhado de tudo o que acontece em sua empresa. 

Ao optar pela utilização de sistemas responsivos, rico em informações e detalhes e com armazenamento seguro você poderá ter a tranquilidade de saber que está em dia com a legislação.

Não se esqueça de que o foco dos sistemas de saúde e segurança do trabalho são as pessoas. Por tanto, busque por sistemas intuitivos que, além de registrar o histórico de acidentes, aponte sugestões de melhorias para a sua empresa. 

Outro ponto importante a ser destacado é que a interatividade do sistema é muito importante, o que você não encontrará em páginas da web. Você verá abaixo um cenário em que a ausência de interatividade pode ser prejudicial. 

Emitindo a CAT de forma equivocada

As plataformas web podem até fornecer soluções para problemas relacionados a acidentes de trabalho, porém a falta de detalhes e orientações pode prejudicar a empresa, que depende de um banco de dados robusto para acompanhamento.

Um bom exemplo é que se a CAT for emitida com informações equivocadas, ela não poderá ser editada. O documento deverá ser apresentado em formato original para o INSS e somente eles poderão realizar novos ajustes. 

E esse processo, que não é nada simples, pode fazer com que a empresa e o acidentado tenham que esperar por um período extenso, o que pode ser muito prejudicial, tanto em termos de recebimento de seguro, quanto pelo retorno ao trabalho. 

Com certeza, já deu para perceber o quanto é importante fazer uso de sistemas eficazes para a gerência de todas as demandas de saúde e segurança do trabalho. Saiba, agora, como fazer uma escolha consciente de uso tecnológico!

Acompanhamento profissional

Preocupada com a gestão das demandas operacionais de saúde e segurança do trabalho, a NG Informática, que há mais de 30 anos desenvolve soluções tecnológicas para as empresas, elaborou o Quírons

O software que é muito prático em sua utilização, é também muito humano em seus propósitos, pois suas funcionalidades estão plenamente voltadas para a prevenção de acidentes. 

Confira algumas funcionalidades que fazem do Quírons, a ferramenta certa para suprir as necessidades de sua empresa: 

Agenda médica: Uma agenda prática e elegante, que apresenta o agendamento de consultas de todos os colaboradores e a disponibilidade de médicos.

Prontuário médico: Importante área, que exibe o histórico de registros do colaborador, incluindo cuidados especiais que precisam ser tomados com a sua saúde. 

Laudos: Histórico de laudos, onde constam as checagens periódicas que são realizadas dentro do ambiente corporativo. 

Gestão de riscos: Algum possível problema foi identificado? Na área de gestão de riscos todo esse histórico é detalhado, para que soluções preventivas possam ser tomadas. 

Planos de ação: Complementando a gestão de riscos, os planos de ação visam fornecer soluções concretas para eliminar as possibilidades de acidentes detectadas. 

Mandatos da CIPA: É onde ficam os registros dos mandatos vigentes da CIPA, como a comunicação interna, além dos processos eleitorais que foram realizados. 

Controles de EPIs: Tenha um registro completo dos EPIs utilizados em sua empresa por meio dessa importante aba. Gerencie o estado de utilização interna e tenha controle sobre novos pedidos. 

Gestão de acidentes: Para completar, a gestão de acidentes é vinculada a todas as ferramentas anteriores, o que permite uma análise profunda do ocorrido, além da elaboração de estratégias que visam evitar uma reincidência.

A própria Impressão do Relatório da CAT pode ser realizada de forma totalmente simples na aba de Comunicação de Acidente de Trabalho. O sistema, que possui o histórico do colaborador, irá indexar os lançamentos em seu banco de dados. 

O registro de acidente ficará no histórico do colaborador, anexado juntamente ao seu prontuário médico, que carrega informações detalhadas a respeito de sua saúde. 

Em dia com a saúde e a segurança

Preocupar-se com a saúde e a segurança dos colaboradores é mais que uma questão prática, é algo que deve ser incorporado pela cultura da empresa. 

Para que você possa ter o devido acompanhamento de sua empresa, a NG Informática te convida a fazer da tecnologia, a sua principal aliada nessa jornada. 

Garanta agora mesmo o seu teste gratuito no Quírons e experimente, na prática, os benefícios de um software eficaz, que irá suprir de forma plena as necessidades de sua empresa. 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é cta-1.jpg
plugins premium WordPress