Saúde do Trabalho

Tecnologia no apoio legal: software SaaS pode ajudar o setor de SST

08/01/2021
Tecnologia no apoio legal: software SaaS pode ajudar o setor de SST
Fique por dentro

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

sistema de saúde e segurança do trabalho é baseado em NRs (Normas Regulamentadoras). Muitas das quais trazem obrigações para as empresas.

Manter os processos ágeis e em dia é a forma mais sensata de a empresa impedir que acidentes ocorram no ambiente de trabalho — situações essas que podem acarretar em ações judiciais no futuro.

Para manter a organização dentro da legalidade, garantir a saúde ocupacional do trabalhador e impedir ações judiciais é fundamental que a empresa gerencie todas as informações corretamente. 

Só com uma boa gestão ela será capaz de impedir irregularidades, seja no arquivamento de dados, na transmissão de informações ao eSocial ou tomada de decisão. 

E qual é a melhor forma de manter os processos bem organizados e a gestão em dia? Buscando apoio nas tendências para saúde e segurança do trabalho e investindo em um software de qualidade para otimizar os serviços. 

Quer manter as informações bem organizadas e simplificar a gestão no setor de saúde? Veja, neste post, como um software para saúde e segurança do trabalho pode ajudar. 

Confira!

Tecnologia e as mudanças no setor de saúde e segurança do trabalho

A preocupação com o bem-estar e a saúde ocupacional têm aumentado dentro das organizações. 

Por conta dos custos altos com assistência médica e a falta de agilidade no setor público de saúde, agora as pessoas estão mais focadas na prevenção contra doenças e acidentes.

Como o setor de saúde é responsável por manter a saúde e segurança do trabalhador em dia, cabe ao gestor acompanhar as principais tendências e mudanças no segmento para ajudar na prevenção. 

Também para tornar os processos mais ágeis e impedir que a empresa tenha de arcar com ações judiciais.

A fim  de reduzir custos, desburocratizar a legislação e atualizar regras consideradas defasadas, o governo federal anunciou ano passado medidas para modernizar as Normas Regulamentadoras (NRs) de Segurança e Saúde no Trabalho do eSocial.

Assim sendo, a empresa que quer se manter regularizada e livre de sofrer qualquer penalidade, precisa manter seus processos bem organizados para transmitir as informações corretamente.

Para isso, deve buscar o apoio de ferramentas tecnológicas e conectividade para modernizar os serviços, simplificar o controle dentro do setor e melhorar a gestão e o envio das informações.

Já há algum tempo, tanto a modernização dos serviços como a conectividade são tendências para a saúde e segurança do trabalho e ambas ganharão mais destaque ainda em 2020.

Buscar apoio dessas e outras tendências é uma ação necessária para manter o setor atualizado e os processos mais ágeis. E, se até alguns anos atrás a gestão das informações e o controle de documentos eram feitos manualmente, agora a história é outra. 

Hoje, não só é possível, mas fundamental adotar a tecnologia como uma aliada.

Investir em um software para saúde e segurança do trabalho SaaS, por exemplo, tornou-se uma estratégia interessante para ajudar na integração e no controle remoto da empresa. 

Pode ser útil ainda para agilizar os processos, manter o setor de saúde do trabalho em dia e servir de apoio à legalidade. 

A importância de um sistema de gestão para manter os processos em dia

Todas as informações como cadastro de funcionários, exames periódicos, equipamentos de proteção entregues, atestados e afastamentos são itens presentes nas NRs e precisam ser registrados e gerenciados dentro da empresa.

Dependendo de cada item, a legislação pode exigir a transmissão desses dados (como é o caso do eSocial). Por isso é importante manter as informações arquivadas e gerenciadas corretamente. 

Registrar e controlar todas as informações do trabalhador, de uma forma não digital, pode ser difícil e demorada, e atrasar a tomada de decisão.

Porém, se a empresa possui um software para saúde e segurança do trabalho SaaS, fica mais fácil para manter os documentos em ordem e gerenciar os dados, de qualquer lugar.

Seja on-premise ou SaaS, o importante é a empresa ter um sistema que ofereça qualidade e segurança, uma vez que nele ficarão arquivados todos os dados dos funcionários. Inclusive o histórico de ações de saúde e segurança do trabalho de cada colaborador. 

Não ter as informações registradas corretamente ou perder documentos importantes pode trazer problemas no futuro. E lidar com problemas, sem necessidade, é um risco que nenhuma empresa pode estar disposta a correr.

Se você quer manter a sua empresa em dia e dentro da legalidade, clique abaixo para testar por 7 dias grátis o Quírons, um sistema para saúde e segurança do trabalho que pode revolucionar o setor.

plugins premium WordPress