Saúde do Trabalho

Setor de saúde e segurança do trabalho: quais são os impactos da pandemia?

02/12/2020
Setor de saúde e segurança do trabalho: quais são os impactos da pandemia?
Fique por dentro

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O setor de saúde e segurança do trabalho é um dos departamentos mais importantes dentro da empresa. Afinal, é responsável por garantir um ambiente laboral mais seguro e livre de acidentes.

Desde que foi noticiada a existência de um novo vírus — e assim que determinada a necessidade de isolamento social —, o médico e gestor de saúde e segurança do trabalho viram sua rotina virar de ponta-cabeça. 

Tiveram que correr contra o tempo para se readaptar a nova realidade, também buscar soluções rápidas para superar os impactos da pandemia e manter a saúde ocupacional dos trabalhadores. 

Não sabe quais são os impactos da pandemia no setor de saúde e segurança do trabalho, nem o que as empresas estão fazendo para superar a crise? 

Veja, neste post, quais são os obstáculos que o setor está enfrentando e qual é a melhor alternativa quando o assunto é gerenciar as NRs e manter o controle sobre as informações. 

Boa leitura! 

Pandemia do coronavírus e os impactos no mundo

2020 tinha tudo para ser um ano fantástico, não é mesmo? Crescimento em praticamente todos os setores, aumento nas vendas, cenário positivo para a expandir mercados, enfim.

Mas, isso não fosse a notícia de um novo vírus com potencial pandêmico ser notificada em dezembro de 2019. 

Depois que o primeiro caso de coronavírus foi confirmado, o mundo ficou em pânico e as expectativas sobre 2020 deixaram de ser otimistas.

De uma hora para outra, cidades inteiras foram isoladas, negócios tiveram que suspender todas as atividades e trabalhadores se viram forçados a ficar em casa e trabalhar home office

Por conta disso tudo, a economia, o comércio e o faturamento das empresas despencou. Os empresários que não tinham conhecimento ou experiência para enfrentar uma crise, por exemplo, faliram ou estão endividados. 

Até mesmo departamentos dentro de empresas, como é o caso do setor de saúde e segurança do trabalho, foram prejudicados com os impactos da pandemia

Impactos da pandemia no setor de saúde e segurança do trabalho

Uma das responsabilidades do médico e gestor de saúde e segurança do trabalho é gerenciar as NRs (Normas Regulamentadoras), que têm como objetivo promover a segurança e saúde ocupacional dentro da empresa.

Devido à pandemia do coronavírus, fazer o gerenciamento das NRs se tornou um desafio ainda maior, uma vez que os profissionais podem acabar sem acesso às informações.

Fora a dificuldade de gerenciar as NRs, outros impactos também têm afetado o setor de saúde e segurança do trabalho, entre eles: 

Alteração no ambiente de trabalho

A pandemia do coronavírus alterou o ambiente de trabalho das empresas, uma vez que é impossível delimitar a presença do vírus nem saber quais dos funcionários são portadores.

Por conta disso os órgãos fiscalizadores têm expedido orientações e normas obrigatórias, que precisam ser cumpridas pela empresa para dar sequência às atividades durante a pandemia.

Fazer a transmissão correta das informações 

Como os profissionais do setor estão com dificuldades no gerenciamento das NRs, fazer a transmissão correta das informações durante a pandemia está cada vez mais difícil.

O volume de informações costuma ser muito grande, então se a empresa não tem acesso aos documentos nesse período (atestados, afastamentos, exames periódicos, etc.), ela não consegue armazenar nem transmitir as informações corretas à legislação. 

Manter os dados atualizados na empresa

Uma vez que o acesso aos documentos é mais demorado, o gestor não consegue manter as informações sobre os trabalhadores atualizadas. Se não consegue fazer isso, a empresa corre o risco de não cumprir com a legalidade e então sofrer algum tipo de ação judicial trabalhista no futuro.

Assegurar o cumprimento das NRs

Com tantas orientações e normas sendo expedidas pelos órgãos fiscalizadores, cumprir com as obrigatoriedades está sendo um desafio para o responsável do setor.  

Se não consegue assegurar o cumprimento das NRs, a empresa está correndo o risco de ser penalizada ou até mesmo ter suas atividades interrompidas. 

Como a tecnologia ajuda a minimizar os impactos da pandemia 

A pandemia trouxe consigo uma série de obstáculos para o setor de saúde e segurança do trabalho? Sim! Entretanto, as empresas já podem fazer uso da tecnologia para minimizar (nem que seja um pouco) os obstáculos.   

Por meio de um sistema de gestão para saúde e segurança do trabalho, por exemplo, o gestor do departamento pode otimizar a gestão e assim manter a empresa dentro da legalidade.

Pode armazenar, fazer o gerenciamento das NRs e manter as informações em dia. Tudo em poucos clientes. Também arquivar os dados digitalmente, o que contribui para manter as informações atualizadas e fazer a transmissão correta das informações.

Ou seja, mesmo que a pandemia tenha trazido desafios, o gestor de saúde e segurança do trabalho pode permanecer tranquilo porque sabe que tem o apoio da tecnologia para gerenciar as informações e o setor nesse período difícil. 

Legal, não é? 🙂

Se você ainda não conhece um software capaz de fazer isso pela sua empresa, clique e conheça o Quírons, um sistema desenvolvido pela NG Informática para simplificar o gerenciamento das NRs.

Setor de saúde e segurança do trabalho: quais são os impactos da pandemia?
plugins premium WordPress