Saúde do Trabalho

Protheus e Quírons: integração entre software SST e ERP

02/12/2020
Protheus e Quírons: integração entre software SST e ERP
Fique por dentro

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Tão importante quanto os resultados de uma empresa, é a saúde e o bem-estar de seus colaboradores. O bem mais precioso que qualquer organização pode possuir!

A legislação brasileira assegura os cuidados com a saúde e a segurança do trabalho por meio das NRs (Normas Regulamentadoras), responsáveis por propor os protocolos de segurança que devem ser seguidos pelas empresas.

Para que a gestão se torne mais facilitada, a utilização de sistemas ERPs (do inglês – Planejamento de Recursos Empresariais) costuma ser a solução. 

E, de maneira a atender as necessidades, esses ERPs precisam contar com funcionalidades que são originalmente modeladas pelos software de saúde e segurança do trabalho.

Um bom exemplo é o ERP Protheus da TOTVS, que em sua versão mais avançada, conta com recursos do gênero. 

Não há dúvidas de que o software é bastante completo, entretanto, ele deixa algumas ressalvas, como você poderá conferir a seguir. 

Como opera o Protheus

Ao todo, existem 37 Normas Regulamentadoras vigentes no Brasil, dentre as quais 14 se aplicam a todos os segmentos empresariais e 23 delas se referem a áreas específicas.

O módulo de Saúde e Segurança do Trabalho do Protheus atende a 19 delas, sendo todas as principais e mais 5 de segmentos diversos. O ponto que chama a atenção é: o quão atrativo de fato é o Protheus?

A questão é que a interface segue um padrão pouco customizável e que não contou com grandes upgrades visuais ao longo dos anos. Isso sem dizer que a usabilidade também pode ser um problema para aqueles que não dominam conhecimentos profundos de informática. 

Utilizá-lo em sua formato On-premise (software dependente de servidor local) pode ser bastante trabalhoso e custoso, visto a necessidade de se contar com uma equipe de suporte localizada, além é claro, da manutenção contínua dos servidores.

Porém, por se tratar de um ERP flexível, o Protheus está apto para receber integrações que o tornam uma ferramenta muito mais dinâmica e responsiva. Confira como isso pode ser feito abaixo.

Foco na saúde e segurança do trabalho

Preocupada com a devida adequação das NRs, a NG Informática, que ao longo dos últimos 30 anos trouxe soluções tecnológicas para mais de 2 mil clientes em toda América Latina, desenvolveu o Quírons, o mais completo software online de saúde e segurança do trabalho

O Quírons funciona no modelo SaaS (do inglês Software para Serviço) portanto, é disponibilizado de forma online e possui contrato mensal. O sistema pode ser facilmente integrado ao ERP que já estiver sendo utilizado pela empresa. 

Sua adequação ao Protheus tende a ser muito vantajosa, além de trazer bastante praticidade aos usuários (principalmente para a gestão). Além de contar com suporte a todas as NRs que o Protheus atende, o Quírons se destaca por:

  • Ser um sistema amigável: Com uma interface limpa e bastante agradável, utilizar o Quírons se torna bastante prático, independente do nível de conhecimento técnico do usuário que irá operá-lo. 
  • Ter fácil implantação e menor custo: Implantar o Quírons é muito prático, afinal o processo de busca de dados do ERP acontece de forma automática, mantendo as informações organizadas e livres de duplicações. Por fim, seu custo é inferior às versões complementares do Protheus (que atendem às NRs).
  • Não depender de manutenção e suporte técnico: Por se tratar de uma ferramenta online (na nuvem), o software estará sempre atualizado, sem depender da equipe de TI local para realizar updates. 

Além dessas vantagens já existentes, o Quírons contará em seu próximo update com uma funcionalidade exclusiva, que é a integração com o sistema do e-Social. Isso permite que as empresas operem informações fiscais de seus colaboradores de forma bastante prática. 

Informação ao seu alcance 

Ao incorporar as informações do Protheus, a integração entre software SST e ERP permitirá que o Quírons apresente as informações de forma bastante detalhada, conforme funcionalidades abaixo:  

  • Agenda médica: Visualmente elegante e de fácil manuseio, a Agenda Médica apresenta o controle completo do histórico de consultas e exames; 
  • Prontuário Médico: Informações completas de cada um dos colaboradores, que exibe informações detalhadas como os sinais vitais (tipo sanguíneo, altura, peso) e cuidados especiais (pressão arterial, alimentação);
  • Laudos: Banco de registros fiscais: AET, PPRA, LTCAT, LT Pericial, PCMAT, PGR e PPR, imprescindíveis para a gestão corporativa. 
  • Gestão de Riscos: Resultados das análises que buscam por riscos em potencial, em todos os ambientes da empresa. 
  • Planos de Ação: Medidas elaboradas para sanar os problemas identificados na Gestão de Riscos. 
  • Mandatos da CIPA: Compilado de informações da CIPA, que reforçam a união das equipes em prol de um ambiente livre de riscos e acidentes. 
  • Controle de EPIs: Gerenciamento de pedidos e distribuição de itens de proteção individual. 
  • Gestão de Acidentes: Detalhes minuciosos de acidentes ocorridos, que abordam o ambiente, os equipamentos e os colaboradores, assim como as soluções adotadas para prevenir a reincidência do acontecido. 

Integração entre software SST e ERP

Todas as funções apresentadas operam em um sistema elegante, de fácil utilização e que conta com uma integração inteligente que permite que a informação seja sempre fluida, organizada e acessível de qualquer lugar.

Agora que você já conhece as vantagens do Quírons e já começou a imaginar os bons resultados dentro de sua empresa, solicite agora mesmo uma demonstração gratuita para conhecer o software na prática!

Protheus e Quírons: integração entre software SST e ERP
plugins premium WordPress