Saúde do Trabalho

Por que um software de saúde e segurança web faz a diferença?

01/12/2020
Por que um software de saúde e segurança web faz a diferença?
Fique por dentro

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O setor de saúde e Segurança do Trabalho é uma área crítica dentro da empresa. Afinal, é responsável por proteger o maior patrimônio da organização. Que, nesse caso, é o colaborador.

Para garantir o sucesso das atividades, promover a saúde e proteger a integridade do servidor no local de trabalho, a gestão deve ser eficiente, sempre visando agilidade na coleta das informações.

Uma das formas de conseguir essa agilidade é utilizando um software de saúde e segurança.

Não sabe como funciona a tecnologia SaaS e nem quais benefícios um sistema web pode trazer para o setor de saúde e segurança do trabalho? 

Então leia o post para descobrir! 

Como o sistema SaaS chegou no mercado

SaaS, do inglês Software as a Service (Software como serviço), é uma forma de distribuição e comercialização de software

Aqui o fornecedor do software é quem se responsabiliza por toda a estrutura do sistema (servidores, conectividade, cuidados com segurança da informação), enquanto o cliente apenas utiliza o programa via internet, pagando um valor pelo serviço.

O Software as a Service nasceu nos anos 60 quando, naquela época, os computadores eram grandes e caros. 

Como poucas pessoas e empresas poderiam investir na ferramenta, o SaaS surgiu para que mais usuários pudessem usar os computadores sem gastar muito.

Na década de 1980 e 1990, o custo e preço das máquinas diminuiu, fazendo com que mais pessoas pudessem se dar ao luxo de ter um computador em casa.

Ainda assim, a tecnologia SaaS não morreu e hoje o sistema tem prosperado e ganhado mais notoriedade.

Como possui baixo custo e oferece implantação fácil, atualizações sem assinaturas e aplicativos remotos, o Software as a Service tem se tornado uma ótima opção para quem quer agilidade por um preço acessível. 

Sistema On-Premise e SaaS  

Apesar de ser uma tecnologia conhecida, algumas pessoas ainda ficam em dúvida se investir no modelo SaaS é melhor do que em um sistema On-Premise.

Essa dúvida geralmente aparece por não saberem exatamente qual é a diferença entre uma tecnologia e outra. 

Por isso, vamos explicar!

Enquanto no Software as a Service é o fornecedor que fica responsável por toda a estrutura e funcionamento do programa, no sistema On-Premise é o cliente que fica encarregado de gerenciar e realizar a manutenção do software.

Isso porque, diferente do SaaS, em que o usuário utiliza o software via internet, no sistema on-Premise o cliente compra o programa ou licenciamento para ser instalado/armazenado dentro da sua empresa.

Outra diferença interessante que precisa ser mencionada é o investimento relacionado a cada uma das tecnologias.

Ao passo que no SaaS o cliente apenas paga um valor mensal para utilizar o serviço, no sistema On-Premise o investimento é mais alto uma vez que é necessário comprar o software/licenciamento e pagar pela instalação/manutenção do sistema. 

Benefícios de um sistema SaaS no setor de saúde e segurança do trabalho

O software de saúde e segurança SaaS é capaz de criar uma vantagem competitiva e diferenciada para a empresa.

Além de otimizar a elaboração de ações para garantir o bem-estar do trabalhador e manter um clima organizacional tranquilo, a tecnologia garante benefícios para os profissionais de gestão trabalharem de qualquer lugar, a qualquer hora.

Algumas das vantagens oferecidas pelo sistema SaaS no setor de saúde e segurança do trabalho são:

  • Altas taxas de aceitação: As pessoas estão cada vez mais habituadas com o uso da internet. Como as plataformas web estão mais práticas e intuitivas, estão sendo mais aceitas e utilizadas pelos usuários.
  • Boa usabilidade: Quando a empresa decide investir em um sistema SaaS não é necessário fazer download, instalação, nem se preocupar com a atualização do aplicativo. O gestor só precisa acessar a conta e pronto. 
  • Custo baixo: A empresa não precisa investir em servidores, muito menos se preocupar com atualizações ou segurança. O investimento inicial é baixo e o valor para usar o software é acessível. 
  • Facilidade de acesso: Como o sistema SaaS é web, o gestor não precisa ficar esperando a instalação e liberação do técnico para usar o programa. Ele pode acessar a ferramenta on-line de imediato ou em poucas horas.
  • Mais segurança e proteção: O fornecedor do software possui profissionais qualificados e experientes em tecnologia. Por isso, são capazes de garantir maior segurança dos dados e das informações.
  • Mobilidade: O profissional de gestão pode coletar e acessar informações de qualquer lugar, a qualquer hora. Basta ter um dispositivo móvel e conexão com a internet. 
  • Valor mensal previsível: Não existem surpresas financeiras no final do mês. Uma vez que as taxas de administração e assinatura são predefinidas,  a empresa pode montar um planejamento para pagar as mensalidades sem preocupação.

Viu só como um software de saúde e segurança web pode fazer a diferença? Não só consegue otimizar a gestão do setor e agilizar o acesso às informações, como trazer mais economia, segurança e praticidade para a empresa. 

Gostou do tema? Então continue lendo o nosso blog para se manter por dentro de todas as novidades!

Por que um software de saúde e segurança web faz a diferença?
plugins premium WordPress