Saúde do Trabalho

Linha RM e Quírons: integração entre software SST e ERP

04/02/2021
Linha RM e Quírons: integração entre software SST e ERP
Fique por dentro

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Para que uma empresa siga corretamente os cuidados com a saúde e a segurança do trabalho, ela deve tomar ações que estejam de acordo com as NRs (Normas Regulamentadoras). 

São elas as responsáveis por ditar as medidas a serem tomadas para que as empresas estejam sempre de acordo com a lei e é claro, para que protejam a vida e o bem-estar de seus colaboradores. 

Comumente as empresas utilizam ERPs (do inglês – Planejamento de Recursos Empresariais) para manter as informações centralizadas e obter algumas das funcionalidades de um software de saúde e segurança do trabalho. Exemplos disso é o módulo de saúde e segurança do trabalho presente nos sistemas TOTVS Backoffice – Linha RM

Se a sua empresa planeja estar em pleno vigor com as Normas Regulamentadoras e utiliza esse modelo de ERP, então confira algumas orientações que te guiarão quanto ao pleno equilíbrio de segurança (e fiscal) de sua empresa. 

RM e as Normas Regulamentadoras

Atualmente no Brasil existem 37 Normas Regulamentadoras, dentre as quais 14 se aplicam a todos as empresas e 23 delas se referem a áreas de atuação específicas.

Os sistemas TOTVS Backoffice – Linha RM atendem apenas 6 Normas Regulamentadoras (SESMT, CIPA, EPI, PCMSO, PPRA e Incêndios). 

Obviamente são todas muito importantes e são bem gerenciadas, mas infelizmente alguns pontos importantes ficam de fora dessas funcionalidades, conforme demonstrado abaixo: 

  • Disposições Gerais: Controle de informações relacionadas ao histórico médico dos colaboradores. 
  • Inspeção: Levantamento das informações referentes às inspeções rotineiras dos ambientes de trabalho. 
  • Periculosidade: Pontos de alerta para possíveis itens de periculosidade, assim como planos de ação para a prevenção de acidentes. 
  • Ergonomia: Suporte interno para o bem-estar dos colaboradores, que previnem a repetição de movimentos responsáveis por gerar lesões. 
  • Insalubridade: Identificação de áreas de atuação que oferecem algum tipo de risco à saúde dos colaboradores. 
  • Eletricidade:  Prevenção de riscos relacionados a choques elétricos. 

Preocupada com a manutenção da segurança das empresas, a NG Informática, que ao longo dos últimos 30 anos já trouxe soluções em tecnologia para mais de 2 mil clientes em toda América Latina, desenvolveu o Quírons, o mais completo software de saúde e segurança do trabalho

O Quírons funciona no modelo SaaS e pode ser integrado ao ERP já existente. Entenda como funciona!

Quírons e a integração

Ter o controle das informações é crucial para o bom funcionamento de qualquer empresa. É por isso que o Quírons possui, entre suas prioridades, o fácil manuseio dos dados já existentes nos sistemas da empresa. 

Atualmente o Quírons já oferece suporte à 11 Normas Regulamentadoras, mas a cobertura não para por aí. Por buscar a melhoria contínua o software atenderá 19 NRs em seu próximo upgrade.  

Operando de forma totalmente online, software online para saúde e segurança do trabalho se integra ao banco de dados do ERP por meio de uma API, buscando as informações pré-existentes e as organizando em sua própria interface. Os registros podem ser identificados abaixo: 

Informações recebidas do ERP:

Recursos Humanos: Centro de Custo, Ocupação, Tipos de Afastamento, Tipos de Estabilidade, Turnos, Tipos de Abono, Treinamento, Pessoas, Funcionários, Dependentes;

Históricos: Histórico de Transferência e de Treinamentos.

Informações que são enviadas ao ERP:

Ocorrências: Afastamento, Abono, Estabilidade,  Necessidade de Treinamento, Insalubridade/Periculosidade.

Conheça as funcionalidades exclusivas do Quírons e entenda porque a integração entre software SST e ERP é a escolha certa para a segurança de sua empresa:  

  • Agenda médica: Agenda rica em detalhes e com uma interface limpa e organizada. Utiliza dos registros dos colaboradores para apresentar o histórico de consultas e exames. 
  • Prontuário médico: O prontuário médico é o mais detalhado banco de informações à respeito da saúde dos colaboradores. Nele são detalhados os sinais vitais e também apontamentos sobre cuidados especiais individualizados. 
  • Laudos: Banco de documentos que apresenta os registros fiscais: AET, PPRA, LTCAT, LT Pericial, PCMAT, PGR e PPR, que são fundamentais para a tomada de decisões da direção. 
  • Gestão de Riscos: Lançamento das informações que respaldam às vistorias periódicas nos ambientes de trabalho em busca de riscos. As avaliações possibilitam a geração do PPRA. 
  • Planos de Ação: Função complementar à Gestão de Riscos. É aqui que são elaboradas as medidas preventivas para combater os riscos em potencial. 
  • Mandatos da CIPA: Histórico dos registros de mandatos da CIPA, que visam unir toda a empresa em prol de um ambiente livre de riscos e acidentes. 
  • Controle de EPIs: Controle de compras e distribuição de todos os equipamentos de proteção individual (obrigatórios ou opcionais). 
  • Gestão de Acidentes: Histórico de acidentes acontecidos dentro da empresa, contendo informações detalhadas (ambientes, equipamentos, colaboradores) e a elaboração de soluções que visam eliminar a reincidência.

Integrando a segurança

Todas as soluções tecnológicas aqui apresentadas dizem respeito a um sistema responsivo, elegante e com uma integração inteligente, que evita duplicações de dados e permite que a sincronia dos dados seja sempre fluida e organizada. 

Agora que você já conhece as vantagens do Quírons e deseja usufruir do mais alto nível de controle da segurança do trabalho, cadastre-se e conheça o software, na prática! 

plugins premium WordPress