Saúde do Trabalho

Datasul e Quírons: integração entre software SST e ERP

11/02/2021
Datasul e Quírons: integração entre software SST e ERP
Fique por dentro

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Independente do ramo de atuação de uma empresa, ela precisa estar completamente adequada às NRs (Normas Regulamentadoras). Elas dizem respeito aos padrões de saúde e de segurança do trabalho adotados. 

Para cumprir os protocolos e, é claro, preservar a integridade dos colaboradores, essas empresas contam com um software de saúde e segurança do trabalho.

Esse software deve responsável por orientar a companhia quanto aos rumos adequados a serem tomados. 

Um desses sistemas é o ERP (do inglês – Sistema Integrado de Gestão Empresarial) da Datasul. O software da TOTVS, em seu modelo padrão, atende algumas NRs, porém deixa alguns pontos importantes em aberto.

Se você utiliza o ERP Datasul e está preocupado com a segurança e saúde dos colaboradores da empresa, confira essas dicas que orientarão quanto aos rumos para que a sua empresa esteja 100% adequadas às Normas Regulamentadoras

Datasul e as Normas Regulamentadoras 

Ao todo, existem 37 Normas Regulamentadoras vigentes no Brasil, dentre as quais 14 se aplicam a todos os segmentos empresariais e 23 delas se referem a áreas específicas.

De todas elas, apenas 8 são atendidas pelo Datasul. Muito importantes, porém se referem às mais básicas, como por exemplo o controle de atendimentos médicos e os informes da CIPA. 

A manutenção plena da segurança demanda cuidados que vão além dos registros médicos. Pois diz respeito à forma com que a empresa se posiciona na prevenção de incidentes. 

Para se identificar a eficácia do sistema implantado, é importante que se façam perguntas como: “Quais os padrões existentes na empresa para agir em casos de incêndios e acidentes envolvendo eletricidade e produtos de alta periculosidade?” 

O Datasul pode não estar completamente adequado aos padrões de segurança, afinal ele não é propriamente modelado para ser um um sistema de saúde e segurança do trabalho. 

Porém, por se tratar de um ERP flexível, ele está apto a receber integrações que o tornam uma ferramenta completa!

Integrando a segurança ao padrão de trabalho

A busca por soluções em segurança do trabalho deve ser uma busca constante das empresas. Afinal os colaboradores são o maior patrimônio de uma companhia e seu sucesso depende do bem-estar de cada um deles. 

Pensando nisso a NG Informática, que ao longo de três décadas já trouxe soluções em tecnologia para mais de 2 mil clientes em toda América Latina, desenvolveu o Quírons, o mais completo software de saúde e segurança do trabalho no mercado!

Atualmente o Quírons já oferece suporte à 11 das Normas Regulamentadoras. No seu próximo e breve upgrade o software atenderá ao todo 19 NRs

O Quírons utiliza o modelo SaaS e foi elaborado tendo como base oferecer a maior gama de adequação das NRs à gestão corporativa. Mesmo já atendendo às principais exigências regulamentadoras, o Quírons segue em constante aperfeiçoamento!

Com grande foco em oferecer a melhor solução em termos de mercado para a gerência de Recursos Humanos (um dos departamentos mais beneficiados), o sistema funciona de forma completamente online e pode ser 100% integrado aos principais ERPs, como o Datasul.

Confira algumas das caraterísticas que fazem do Quírons a solução ideal para a sua integração entre software SST e ERP:  

  • Agenda médica: A agenda médica conta com uma gestão completa do acompanhamento de todos os colaboradores. Uma análise que apresenta o agendamento de consultas e exames, que mantém em seu histórico informações muito detalhadas. 
  • Prontuário médico: O prontuário utiliza do banco de dados dos colaboradores para manter registros completos do acompanhamento dos sinais vitais, históricos de exames e cuidados especiais para com cada profissional. 
  • Laudos: Apresentação organizada dos registros de fiscalização, como AET, PPRA, LTCAT, LT Pericial, PCMAT, PGR e PPR, que auxiliam a equipe gestora na tomada de decisões. 
  • Gestão de Riscos: Histórico de controle das avaliações periódicas, que visam mensurar o nível de risco dos ambientes da empresa, (ruídos, temperatura do ambiente postura dos colaboradores) que permitem a geração do PPRA. 
  • Planos de Ação: Funcionalidade essa que complementa a gestão de riscos, permite a elaboração de soluções estratégicas que permitam minimizar os riscos identificados nas análises prévias. 
  • Mandatos da CIPA: Controle completo dos mandatos da CIPA, que facilita a comunicação entre a equipe gestora e os colaboradores, em prol de um ambiente livre de riscos e acidentes. 
  • Controle de EPIs: Importante funcionalidade que permite o acompanhamento de todo o histórico de entregas de equipamentos de proteção individual (obrigatórios ou opcionais). 
  • Gestão de Acidentes: Registro de acidentes acontecidos, acompanhado da descrição minuciosa do ocorrido (ambientes, equipamentos, colaboradores) e a elaboração de soluções estratégicas para eliminar a reincidência. 

A segurança de sua empresa é prioridade

Todas essas funcionalidades são apresentadas em um sistema elegante, de fácil utilização e que conta com uma integração inteligente que evita duplicações de dados e permite que a informação seja sempre fluida e organizada. 

Agora que você já conhece as vantagens do Quírons e começou a imaginar os bons resultados dentro de sua empresa, cadastre-se para conhecer o software, na prática!

plugins premium WordPress