Saúde do Trabalho

Como realizar a eleição CIPA da forma correta

20/05/2021
Como realizar a eleição CIPA da forma correta
Fique por dentro

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O processo eleitoral da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é um evento muito importante para uma empresa. Por isso é fundamental que os devidos cuidados sejam tomados nas vésperas do processo. 

É natural que em determinados momentos surjam alguns erros no processo de organização da eleição CIPA, seja por desconhecimento técnico da tarefa, ou então pela falta de recursos adequados para o devido acompanhamento. 

Para que você fique bem informado para as próximas eleições de sua empresa, você poderá conferir abaixo, como realizar esse processo de forma perene, evitando erros e seguindo devidamente a legislação. 

Quais erros podem acontecer durante uma eleição da CIPA?

Antes de mais nada, é importante que se tenha em mente quais são os erros mais comuns, que acontecem às vésperas de uma eleição CIPA. 

Os 4 erros apresentados abaixo destacam os possíveis cenários em que a lisura do processo eleitoral da CIPA pode ser impactada. Confira: 

1 – Candidatos Inaptos 

O candidato à CIPA somente estará apto a concorrer à vaga, desde que respeite algumas normas importantes. Essas são definidas pela NR (Norma Regulamentadora) 5.

O então membro da CIPA somente pode se reeleger por mais um mandato, se por acaso desejar uma segunda reeleição, se aguardar o intervalo de 1 ano. 

A quantidade de membros deve respeitar as determinações da NR, sendo que a cada 19 colaboradores, 1 membro deve ser eleito. 

Para os cenários em que haja mais ou menos profissionais, é  preciso observar o que diz a normativa para a área em questão.

2 – Desrespeito aos prazos 

Os prazos precisam ser rigorosamente respeitados e é muito comum que aqui ocorram dúvidas, afinal são muitos os detalhes. Abaixo você pode conferir um resumo desse cronograma: 

Dias que antecedem o fim da gestão vigente: 

  • 60 dias: convocação das eleições;
  • 55 dias: formação da comissão eleitoral;
  • 45 dias: Lançamento do edital de convocação e início das inscrições; 
  • 30 dias: fim das inscrições e início das campanhas; 
  • 24 dias: fim das votações e apresentação dos resultados;
  • 23 dias: Início dos trâmites do processo de transição; 
  • 1 dia: fim dos trâmites do processo de transição; 
  • 30 dias após a posse: treinamentos práticos. 

3 – Não acompanhar a legislação 

O acompanhamento da legislação não diz respeito apenas ao processo de eleição CIPA, todo o contexto empresarial deve estar moldado nos processos da Norma Regulamentadora 5.

Tanto a empresa quanto os colaboradores participantes deverão seguir rigorosamente as diretrizes da eleição CIPA, assim como os prazos estipulados.

O candidato deverá estar apto para participar e precisará ficar muito atento para que não ocorram descuidos em seu processo. É preciso respeitar os prazos de inscrição e de campanha. 

A empresa por sua vez deverá ser totalmente transparente e imparcial durante o processo eleitoral, divulgando as documentações obtidas e atendendo a todos os candidatos de forma justa e democrática. 

4 – Deixar registros importantes de lado 

É imprescindível que todo o processo eleitoral seja minuciosamente registrado e que toda a documentação seja acessível aos colaboradores. 

O empregador deve manter todo o histórico eleitoral pelo período mínimo de 5 anos. Essa é uma exigência da NR 5, para a manutenção da transparência do processo e checagem de informações, caso necessário. 

É importante ressaltar que a documentação do processo de eleição CIPA é de interesse coletivo, portanto deverá ter acesso concedido aos colaboradores sempre que necessário. 

A importância da transparência e agilidade na eleição da CIPA

Conforme observado acima, a eleição CIPA é um evento de grande relevância dentro da empresa e é, também, um processo minuciosamente detalhado. 

A administração da eleição é uma tarefa muito difícil para a gerência, principalmente se ela não contar com as ferramentas adequadas para a realização do acompanhamento. 

Se a ideia for monitorar todos os trâmites com o auxílio de uma agenda virtual, esqueça. Em nenhum momento a agenda irá lhe orientar para as pendências e as incoerências detectadas. 

É necessário contar com um apoio tecnológico robusto, que seja capaz de suprir todas as necessidades, não apenas de uma eleição CIPA, mas do acompanhamento contínuo da comissão. 

Contando com o apoio da tecnologia 

Preocupada com os cuidados de segurança no trabalho das empresas, a NG Informática, que há mais de 30 anos oferece soluções tecnológicas para as empresas, elaborou o Quírons.

O software, que é voltado para medicina e segurança no trabalho, oferece suporte completo para detalhar todos os mandatos da CIPA, trazendo para a empresa e para o colaborador as informações necessárias para o acompanhamento. 

Algumas das soluções que fazem do Quírons um grande destaque em seu meio, podem ser conferidas abaixo: 

Entendendo a ferramenta

Mandatos: Os mandatos ficam divididos por ano de vigência, é onde será exibida uma visão geral do período, incluindo toda a documentação eleitoral e informações como o período sem acidentes e as revisões periódicas. 

Eleições: Painel instrutivo, onde os usuários podem observar todo o cronograma da eleição CIPA e os dados pertinentes aos candidatos participantes. 

Treinamentos: Controle de treinamentos, incluindo uma agenda personalizada e o histórico das práticas trabalhadas. 

Reuniões: Cronograma de reuniões dos representantes CIPA, acompanhado das atas oficiais, para a manutenção da transparência na comunicação com os colaboradores. 

Investigações (em caso de acidentes): Histórico das investigações ocorridas em caso de acidentes, acompanhado de procedimentos que visam combater a reincidência. 

Caixa de sugestões: Área de feedback dos colaboradores, onde é possível deixar comentários que visam auxiliar a CIPA a se tornar mais eficaz em sua atuação no combate aos acidentes

Segurança ao seu alcance

As informações apresentadas acima possuem um único objetivo: facilitar a comunicação entre a empresa e o colaborador, tornando o processo eleitoral da CIPA mais organizado, transparente e eficiente. 

Para você que está preocupado com a integridade de seus colaboradores e engajado com a nobre causa da segurança no trabalho, a NG Informática oferece a você um período gratuito para a utilização do Quírons! 

Aproveite para garantir agora mesmo o seu período gratuito de testes do Quírons. Você poderá observar na prática, durante 7 dias, a eficiência de um software modelado para atender as necessidades de segurança de sua empresa! 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é cta-1.jpg
plugins premium WordPress