Saúde do Trabalho

Como fazer o gerenciamento das NRs de forma simples e prática

28/01/2021
Como fazer o gerenciamento das NRs de forma simples e prática
Fique por dentro

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Fazer o gerenciamento das NRs pode ser um desafio para qualquer gestor. Afinal, trata-se de um grande volume de informações que precisam ser armazenadas e gerenciadas dentro da empresa.

Hoje já existem tecnologias no mercado que permitem gerenciar as Normas Regulamentadoras de saúde e segurança do trabalho de um jeito muito mais simples como, por exemplo, sistemas de gestão.

Nâo conhece uma ferramenta capaz de fazer isso? Veja, neste post, qual é a importância no gerenciamento das informações base das NRs e qual é o software capaz de facilitar a gestão desses dados. 

Boa leitura!  

Importância no gerenciamento das informações base das NRs

As Normas Regulamentadoras (NRs) têm como objetivo promover a segurança e saúde ocupacional dentro da empresa.

Seu principal benefício é a preservação da integridade física e psicológica do trabalhador, que irá desempenhar as funções em um ambiente laboral mais seguro e livre de acidentes.

Para garantir que o ambiente de trabalho é mesmo seguro, a empresa deve cumprir com todas as regras estabelecidas pelas normas. Também fazer o gerenciamento das informações base das NRs corretamente.

Como são medidas de segurança determinadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), as Normas Regulamentadoras podem ser solicitadas a qualquer momento pelo órgão responsável.

Sendo assim, cabe ao gestor do trabalho manter o gerenciamento dos dados em dia para impedir irregularidades e atrasos no envio das informações. Não só isso, evitar que a empresa fique suscetível a sofrer penalidades e ações judiciais trabalhistas.

Dificuldades ao gerenciar as informações

Uma vez que o volume de informações é muito grande, o gestor pode se deparar com alguns obstáculos: manter os dados atualizados, fazer o controle correto das informações e assegurar o armazenamento seguro dos documentos.

Dados como atestados e afastamentos, cadastro de funcionários, exames periódicos e equipamentos de proteção entregues são itens presentes nas NRs. Então, é importante que as informações estejam em dia para evitar qualquer tipo de irregularidade. 

Até pouco tempo atrás, as informações base eram gerenciadas manualmente, quando a chance de haver falhas e ocorrer problemas era muito grande. 

Contudo, hoje já é possível recorrer a métodos mais modernos e práticos para fazer a gestão, assegurando assim a legalidade e um ambiente de trabalho mais seguro e protegido.

Por que investir em um sistema de gestão para saúde e segurança do trabalho?

A empresa que investe em um sistema de gestão para saúde e segurança do trabalho consegue otimizar a gestão e manter a sua legalidade.

Como se trata de uma tecnologia de ponta, que fornece inúmeras funcionalidades e benefícios, o gestor do trabalho consegue armazenar, fazer o gerenciamento e até manter as informações em dia com poucos clientes. 

Ou seja, pode fazer tudo por meio do software.

Ele não precisa mais se preocupar com a perda de documentos porque os dados estão arquivados digitalmente, nem com atrasos porque mantém as informações atualizadas.

Uma vez que os dados estão todos em ordem, consegue transmitir as informações corretas no tempo certo e assegurar que a empresa fique em dia com o cumprimento das NRs.    

Quírons: gestão de forma simples e prática

O Quírons é um software de gestão desenvolvido pela NG Informática para facilitar o gerenciamento das NRs

Possui funcionalidades específicas para tratar as principais normas do mercado como a NR 6 – Equipamentos de Proteção Individual – EPI, a NR 17 – Ergonomia e a NR 28 – Fiscalização e Penalidades. 

A funcionalidade Agenda, disponibilizada no software, possibilita a gestão de exames médicos admissionais, de rotina e demissionais, entre outros documentos previstos na NR 7 (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional)

Também possui a funcionalidade de Acidentes, prevista na NR 5 (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e nas normas previdenciárias, que contribui com a investigação dos acidentes e os impactos causados por eles dentro da empresa.

A funcionalidade Planos de Ação ajuda na criação de planos para reduzir ou eliminar os riscos ambientais. Também a gestão de riscos ocupacionais, prevista na NR 9 (Programas de Prevenção de Riscos Ambientais). 

O Quírons também disponibiliza a funcionalidade de Laudos, que auxilia o gestor do trabalho na geração de laudos de ergonomia, previsto na NR 17, ou PPRA, também previsto na NR 9.

Além dessas, outra funcionalidade interessante disponibilizada pelo sistema é o controle dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), previsto na NR 6. Por meio da ferramenta, o gestor consegue fazer todo o controle de entrega dos equipamentos individualmente, de acordo com a necessidade do colaborador.

Como pode ver, o Quírons é a solução perfeita para quem quer manter o gerenciamento das NRs em dia e a legalidade dentro da empresa. Não só isso, garantir a segurança e saúde ocupacional dos funcionários. 

Se você quer manter a sua empresa dentro da legalidade, de forma simples e prática, clique abaixo para testar o Quírons. Veja como esse sistema para saúde e segurança do trabalho pode revolucionar a forma como você gerencia o setor e garanta de uma vez por todas um ambiente livre de riscos.

plugins premium WordPress