A saúde ocupacional é um assunto sério. Se a empresa quer garantir o sucesso das atividades, promover a segurança e proteger a integridade do colaborador no local de trabalho, sua gestão precisa ser eficiente.
Para isso, os profissionais responsáveis pelo departamento de saúde e segurança do trabalho precisam acompanhar as tendências do setor e saber como o mercado está se comportando.
Não só isso, devem buscar meios inovadores para agilizar a coleta das informações.
Só depois de verificar as tendências para saúde e segurança do trabalho e investir em tecnologia de ponta, a empresa se torna capaz de realizar uma gestão eficaz e garantir as condições de saúde dos trabalhadores.
Veja, neste post, quais são as perspectivas para os próximos anos e as principais tendências para saúde e segurança do trabalho. Também qual é a tecnologia que pode tornar essas tendências em realidade.
Boa leitura!
Setor de saúde e Segurança do Trabalho: perspectivas para os próximos anos
Quando o ano começou ninguém imaginava que 2020 seria um ano tão turbulento.
Até então a perspectiva para o setor de saúde e Segurança do Trabalho era a desburocratização, com mais efetividade no cumprimento das ações de prevenção a acidentes e doenças ocupacionais.
No entanto, a notícia de um novo vírus passou a preocupar a população e pegou muitas empresas de surpresa.
Por conta dos perigos e risco de transmissão, o covid-19 acabou obrigando empresários a reavaliar as estratégias e procedimentos de segurança. Indo além do que só a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais dentro da empresa.
Como ainda não existe previsão para a situação se estabilizar, e como muitas pessoas continuam exercendo suas atividades, existe uma maior importância da segurança do trabalho nesses tempos de pandemia.
Isso para proteger o colaborador e, segundo, para ajudar a comunidade na prevenção contra o coronavírus.
As empresas precisam se manter firmes nesse momento e ter um ambiente de trabalho mais seguro e protegido. E para isso devem priorizar a conscientização, a gestão remota e acompanhar as principais tendências do segmento.
5 Tendências para saúde e segurança do trabalho
1. Humanização
Para que o serviço de saúde seja sustentável, o foco será o paciente. As pessoas estarão no centro das decisões da empresa e serão respeitadas e valorizadas em sua individualidade.
Como estão mais informadas e exigentes, a humanização será uma boa prática para melhorar o atendimento e saúde ocupacional.
2. Atendimento domiciliar e Inteligência Artificial
Com o apoio da Inteligência Artificial, o atendimento domiciliar irá oferecer cuidados mais amplos para o paciente. A assistência vai envolver o monitoramento, planejamento e tratamento, tudo por meio de dispositivos inteligentes.
Essa tecnologia também será importante para reunir informações que podem ajudar nas projeções sobre estágios de atendimento.
3. Prevenção e bem-estar
Segundo um estudo realizado pela FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), 80% dos brasileiros têm buscado uma alimentação mais saudável nos últimos tempos.
A preocupação com o bem-estar e a saúde aumentou por conta dos custos altos com assistência médica e a falta de agilidade no setor de saúde. Assim, e a prevenção contra as doenças se tornou mais importante.
As pessoas estão mais conscientes em relação aos cuidados e essa tendência para saúde e segurança do trabalho ganhará mais força com o passar do tempo. Inclusive, agora, com o coronavírus.
4. Conectividade
Assim como as pessoas estão cada vez mais conectadas aos dispositivos móveis e a internet, mais empresas farão uso da tecnologia para otimizar o trabalho nos próximos anos.
O acesso fácil e rápido às informações, por meio de software web, vai permitir que a gestão administrativa e o diagnóstico sejam mais rápidos e descentralizados.
5. Modernização dos serviços
A adoção de novos modelos de gestão também faz parte das tendências para saúde e segurança do trabalho. Afinal, vai ajudar a modernizar o setor e otimizar a segurança das informações.
Tecnologias como Machine Learning, SaaS e Inteligência Artificial, por exemplo, terão maior destaque uma vez que irão possibilitar a personalização dos serviços e do atendimento.
A redução da interação humana e automação dos ambientes também tende a crescer por conta do covid-19.
Utilização de softwares de saúde e segurança do trabalho SaaS
Nos últimos tempos as pessoas têm se tornado mais mobile por conta da popularização dos smartphones. Agora, com a pandemia, recorrer aos dispositivos móveis para desempenhar tarefas se tornou ainda mais comum.
Como possui baixo custo e oferece implantação fácil, atualizações sem assinaturas e aplicativos remotos, o Software as a Service (SaaS) será uma opção ainda mais interessante para as empresas que querem agilidade por um preço acessível.
Para as organizações, o SaaS vai ser útil na prevenção, uma vez que o médico e o gestor de segurança do trabalho podem coletar as informações do colaborador a distância, e na economia, já que o setor não precisa investir um valor alto pelo serviço.
Ou seja, investir em um Software as a Service será uma estratégia para a empresa melhorar sua gestão, proteger a integridade do colaborador (dentro e fora do local de trabalho) e tornar todas as tendências acima em realidade.
Gostou do tema? Então continue lendo o nosso blog para se manter por dentro de todas as novidades!