O processo eleitoral da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é um evento muito importante para uma empresa. Por isso é fundamental que os devidos cuidados sejam tomados nas vésperas do processo.
É natural que em determinados momentos surjam alguns erros no processo de organização da eleição CIPA, seja por desconhecimento técnico da tarefa, ou então pela falta de recursos adequados para o devido acompanhamento.
Para que você fique bem informado para as próximas eleições de sua empresa, você poderá conferir abaixo, como realizar esse processo de forma perene, evitando erros e seguindo devidamente a legislação.
Quais erros podem acontecer durante uma eleição da CIPA?
Antes de mais nada, é importante que se tenha em mente quais são os erros mais comuns, que acontecem às vésperas de uma eleição CIPA.
Os 4 erros apresentados abaixo destacam os possíveis cenários em que a lisura do processo eleitoral da CIPA pode ser impactada. Confira:
1 – Candidatos Inaptos
O candidato à CIPA somente estará apto a concorrer à vaga, desde que respeite algumas normas importantes. Essas são definidas pela NR (Norma Regulamentadora) 5.
O então membro da CIPA somente pode se reeleger por mais um mandato, se por acaso desejar uma segunda reeleição, se aguardar o intervalo de 1 ano.
A quantidade de membros deve respeitar as determinações da NR, sendo que a cada 19 colaboradores, 1 membro deve ser eleito.
Para os cenários em que haja mais ou menos profissionais, é preciso observar o que diz a normativa para a área em questão.
2 – Desrespeito aos prazos
Os prazos precisam ser rigorosamente respeitados e é muito comum que aqui ocorram dúvidas, afinal são muitos os detalhes. Abaixo você pode conferir um resumo desse cronograma:
Dias que antecedem o fim da gestão vigente:
- 60 dias: convocação das eleições;
- 55 dias: formação da comissão eleitoral;
- 45 dias: Lançamento do edital de convocação e início das inscrições;
- 30 dias: fim das inscrições e início das campanhas;
- 24 dias: fim das votações e apresentação dos resultados;
- 23 dias: Início dos trâmites do processo de transição;
- 1 dia: fim dos trâmites do processo de transição;
- 30 dias após a posse: treinamentos práticos.
3 – Não acompanhar a legislação
O acompanhamento da legislação não diz respeito apenas ao processo de eleição CIPA, todo o contexto empresarial deve estar moldado nos processos da Norma Regulamentadora 5.
Tanto a empresa quanto os colaboradores participantes deverão seguir rigorosamente as diretrizes da eleição CIPA, assim como os prazos estipulados.
O candidato deverá estar apto para participar e precisará ficar muito atento para que não ocorram descuidos em seu processo. É preciso respeitar os prazos de inscrição e de campanha.
A empresa por sua vez deverá ser totalmente transparente e imparcial durante o processo eleitoral, divulgando as documentações obtidas e atendendo a todos os candidatos de forma justa e democrática.
4 – Deixar registros importantes de lado
É imprescindível que todo o processo eleitoral seja minuciosamente registrado e que toda a documentação seja acessível aos colaboradores.
O empregador deve manter todo o histórico eleitoral pelo período mínimo de 5 anos. Essa é uma exigência da NR 5, para a manutenção da transparência do processo e checagem de informações, caso necessário.
É importante ressaltar que a documentação do processo de eleição CIPA é de interesse coletivo, portanto deverá ter acesso concedido aos colaboradores sempre que necessário.
A importância da transparência e agilidade na eleição da CIPA
Conforme observado acima, a eleição CIPA é um evento de grande relevância dentro da empresa e é, também, um processo minuciosamente detalhado.
A administração da eleição é uma tarefa muito difícil para a gerência, principalmente se ela não contar com as ferramentas adequadas para a realização do acompanhamento.
Se a ideia for monitorar todos os trâmites com o auxílio de uma agenda virtual, esqueça. Em nenhum momento a agenda irá lhe orientar para as pendências e as incoerências detectadas.
É necessário contar com um apoio tecnológico robusto, que seja capaz de suprir todas as necessidades, não apenas de uma eleição CIPA, mas do acompanhamento contínuo da comissão.
Contando com o apoio da tecnologia
Preocupada com os cuidados de segurança no trabalho das empresas, a NG Informática, que há mais de 30 anos oferece soluções tecnológicas para as empresas, elaborou o Quírons.
O software, que é voltado para medicina e segurança no trabalho, oferece suporte completo para detalhar todos os mandatos da CIPA, trazendo para a empresa e para o colaborador as informações necessárias para o acompanhamento.
Algumas das soluções que fazem do Quírons um grande destaque em seu meio, podem ser conferidas abaixo:
Entendendo a ferramenta
Mandatos: Os mandatos ficam divididos por ano de vigência, é onde será exibida uma visão geral do período, incluindo toda a documentação eleitoral e informações como o período sem acidentes e as revisões periódicas.
Eleições: Painel instrutivo, onde os usuários podem observar todo o cronograma da eleição CIPA e os dados pertinentes aos candidatos participantes.
Treinamentos: Controle de treinamentos, incluindo uma agenda personalizada e o histórico das práticas trabalhadas.
Reuniões: Cronograma de reuniões dos representantes CIPA, acompanhado das atas oficiais, para a manutenção da transparência na comunicação com os colaboradores.
Investigações (em caso de acidentes): Histórico das investigações ocorridas em caso de acidentes, acompanhado de procedimentos que visam combater a reincidência.
Caixa de sugestões: Área de feedback dos colaboradores, onde é possível deixar comentários que visam auxiliar a CIPA a se tornar mais eficaz em sua atuação no combate aos acidentes.
Segurança ao seu alcance
As informações apresentadas acima possuem um único objetivo: facilitar a comunicação entre a empresa e o colaborador, tornando o processo eleitoral da CIPA mais organizado, transparente e eficiente.
Para você que está preocupado com a integridade de seus colaboradores e engajado com a nobre causa da segurança no trabalho, a NG Informática oferece a você um período gratuito para a utilização do Quírons!
Aproveite para garantir agora mesmo o seu período gratuito de testes do Quírons. Você poderá observar na prática, durante 7 dias, a eficiência de um software modelado para atender as necessidades de segurança de sua empresa!