Saúde do Trabalho

9 dicas para escolher um software de saúde e segurança do trabalho

04/03/2021
9 dicas para escolher um software de saúde e segurança do trabalho
Fique por dentro

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O departamento de saúde e segurança do trabalho tem um papel fundamental dentro das empresas. A grande preocupação é a necessidade de controle sobre os dados e como ter uma gestão eficaz que garanta um ambiente de trabalho seguro e sem acidentes.

Segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho fatais. Acontece que, sem o uso da tecnologia, os responsáveis pelo setor podem enfrentar dificuldades para garantir uma gestão livre de erros. 

Por isso, investir em um bom sistema de gestão para saúde e segurança do trabalho pode ajudar a ter uma visão sistêmica sobre os negócios. Ele é capaz de ajudar a desenvolver estratégias e tomar medidas de segurança para manter a saúde no trabalho. 

Sabe como você pode escolher um software de saúde e segurança do trabalho atualmente? Leia o artigo e descubra.

O que é um software para saúde e segurança do trabalho

Desenvolvido com tecnologia de ponta, um sistema de gestão para saúde e segurança do trabalho otimiza as tarefas, acompanha indicadores e mantém todas as informações dos funcionários atualizadas.

Além disso, avalia gráficos e transmite os dados do e-Social em poucos minutos. Como proporciona praticidade e eficiência, facilita o trabalho da equipe de saúde e segurança e do gestor com mais qualidade em menor tempo. 

Como escolher a melhor solução tecnológica

Escolher um software de saúde e segurança que atenda às necessidades específicas da sua empresa é uma missão importante e que deve atender a alguns requisitos:

  1. O software de saúde e segurança precisa ser integrado com outras áreas da empresa. Por exemplo, setor de Recursos Humanos. Isso é essencial para agilizar os processos diários;
  2. Deve atender às normas regulamentadoras brasileiras (NRs) e as leis do setor;
  3. Os dados precisam ainda estar integrados para a emissão do Plano de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO);
  4. É importante que o gestor escolha um programa que tenha dispositivos de agendamento e lembretes automáticos. Isso ajuda a manter as datas e os compromissos em dia;
  5. O sistema também precisa dispor de um armazenamento do histórico de saúde do colaborador;
  6. Garantir exames e atendimentos de cada colaborador e ainda os laudos técnicos como PPP e PCMSO;
  7. Integrar laudos específicos relacionados às atividades da empresa, como o PCMAT da Construção Civil;
  8. O sistema deve identificar os riscos no local de trabalho, para relacionar os equipamentos de proteção e sistemas correlatos (manutenção, higienização, validade etc.).
  9. Os sistemas, criados a partir das informações de NRs, são fundamentais para garantir excelentes e modernas consultas, além de relatórios gerenciais.

Como escolher o melhor sistema de gestão

Na hora da aquisição de um sistema de gestão de saúde e segurança do trabalho é importante avaliar certas condições para certificar-se de que está adquirindo a solução correta. Você tem à disposição dois modelos de sistema de gestão, de acordo com sua necessidade: as tecnologias On-Premise e SaaS. 

MDT, sistema de gestão de saúde e segurança do trabalho 

O MDT, software para Saúde e Segurança do Trabalho, da NG Informática, é o ideal para grandes empresas e que possuem uma estrutura robusta a ser monitorada.). 

A ferramenta é responsável pela saúde e segurança do trabalho visando a qualidade de vida do colaborador, controlando atividades ocupacionais e assistenciais. 

O MDT conta com integrações com os módulos do ERP Protheus da TOTVS.

Considerado um dos melhores sistemas de ERP por causa da flexibilidade, permite uma adequação às necessidades da sua empresa. 

Quírons: tecnologia  na web

O Quírons é um software de gestão SaaS. Desenvolvido pela NG Informática, permite o acesso via web a produtos e serviços e é o sistema ideal para pequenas e médias empresas, já que facilita o gerenciamento das NRs

Possui funcionalidades específicas para tratar as principais normas do mercado, como a NR 6 (Equipamentos de Proteção Individual), a NR 17 (Ergonomia) e a NR 28 (Fiscalização e Penalidades). 

A funcionalidade Agenda possibilita a gestão de exames médicos admissionais, de rotina e demissionais, entre outros documentos previstos na NR 7 (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional)

Possui ainda o módulo Acidentes, previsto na NR 5 (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e nas normas previdenciárias, que contribui com a investigação dos acidentes e os impactos causados por eles dentro da empresa.

Já o módulo Planos de Ação ajuda na criação de planos para reduzir ou eliminar os riscos ambientais. Também a gestão de riscos ocupacionais, prevista na NR 9 (Programas de Prevenção de Riscos Ambientais). 

Por ficar hospedada na nuvem, a ferramenta pode ser utilizada em qual lugar a qualquer hora do dia, inclusive em um dispositivo remoto. 

Ficou interessado? Saiba mais sobre o Quírons ou peça uma demonstração do MDT.

plugins premium WordPress