Saúde do Trabalho

5 tendências para medicina e segurança do trabalho

01/12/2020
5 tendências para medicina e segurança do trabalho
Fique por dentro

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A saúde ocupacional é um assunto sério. Se a empresa quer garantir o sucesso das atividades, promover a segurança e proteger a integridade do colaborador no local de trabalho, sua gestão precisa ser eficiente.

Para isso, os profissionais responsáveis pelo departamento de saúde e segurança do trabalho precisam acompanhar as tendências do setor e saber como o mercado está se comportando. 

Não só isso, devem buscar meios inovadores para agilizar a coleta das informações.

Só depois de verificar as tendências para saúde e segurança do trabalho e investir em tecnologia de ponta, a empresa se torna capaz de realizar uma gestão eficaz e garantir as condições de saúde dos trabalhadores.

Veja, neste post, quais são as perspectivas para os próximos anos e as principais tendências para saúde e segurança do trabalho.  Também qual é a tecnologia que pode tornar essas tendências em realidade.

Boa leitura!

Setor de saúde e Segurança do Trabalho: perspectivas para os próximos anos

Quando o ano começou ninguém imaginava que 2020 seria um ano tão turbulento. 

Até então a perspectiva para o setor de saúde e Segurança do Trabalho era a desburocratização, com mais efetividade no cumprimento das ações de prevenção a acidentes e doenças ocupacionais.

No entanto, a notícia de um novo vírus passou a preocupar a população e pegou muitas empresas de surpresa. 

Por conta dos perigos e risco de transmissão, o covid-19 acabou obrigando empresários a reavaliar as estratégias e procedimentos de segurança. Indo além do que só a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais dentro da empresa.

Como ainda não existe previsão para a situação se estabilizar, e como muitas pessoas continuam exercendo suas atividades, existe uma maior importância da segurança do trabalho nesses tempos de pandemia.

Isso para proteger o colaborador e, segundo, para ajudar a comunidade na prevenção contra o coronavírus.

As empresas  precisam se manter firmes nesse momento e ter um ambiente de trabalho mais seguro e protegido. E para isso devem priorizar a conscientização, a gestão remota e acompanhar as principais tendências do segmento.

5 Tendências para saúde e segurança do trabalho

1. Humanização

Para que o serviço de saúde seja sustentável, o foco será o paciente. As pessoas estarão no centro das decisões da empresa e serão respeitadas e valorizadas em sua individualidade. 

Como estão mais informadas e exigentes, a humanização será uma boa prática para melhorar o atendimento e saúde ocupacional. 

2. Atendimento domiciliar e Inteligência Artificial

Com o apoio da Inteligência Artificial, o atendimento domiciliar irá oferecer cuidados mais amplos para o paciente. A assistência vai envolver o monitoramento, planejamento e tratamento, tudo por meio de dispositivos inteligentes.

Essa tecnologia  também será importante para reunir informações que podem ajudar nas projeções sobre estágios de atendimento.

3. Prevenção e bem-estar

Segundo um estudo realizado pela FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), 80% dos brasileiros têm buscado uma alimentação mais saudável nos últimos tempos.

A preocupação com o bem-estar e a saúde aumentou por conta dos custos altos com assistência médica e a falta de agilidade no setor de saúde. Assim, e a prevenção contra as doenças se tornou mais importante. 

As pessoas estão mais conscientes em relação aos cuidados e essa tendência para saúde e segurança do trabalho ganhará mais força com o passar do tempo. Inclusive, agora, com o coronavírus.

4. Conectividade

Assim como as pessoas estão cada vez mais conectadas aos dispositivos móveis e a internet, mais empresas farão uso da tecnologia para otimizar o trabalho nos próximos anos. 

O acesso fácil e rápido às informações, por meio de software web, vai permitir que a gestão administrativa e o diagnóstico sejam mais rápidos e descentralizados.

5. Modernização dos serviços

A adoção de novos modelos de gestão também faz parte das tendências para saúde e segurança do trabalho. Afinal, vai ajudar a modernizar o setor e otimizar a segurança das informações. 

Tecnologias como Machine Learning, SaaS e Inteligência Artificial, por exemplo, terão maior destaque uma vez que irão possibilitar a personalização dos serviços e do atendimento.

A redução da interação humana e automação dos ambientes também tende a crescer por conta do covid-19.

Utilização de softwares de saúde e segurança do trabalho SaaS

Nos últimos tempos as pessoas têm se tornado mais mobile por conta da popularização dos smartphones. Agora, com a pandemia, recorrer aos dispositivos móveis para desempenhar tarefas se tornou ainda mais comum.

Como possui baixo custo e oferece implantação fácil, atualizações sem assinaturas e aplicativos remotos, o Software as a Service (SaaS) será uma opção ainda mais interessante para as empresas que querem agilidade por um preço acessível.

Para as organizações, o SaaS vai ser útil na prevenção, uma vez que o médico e o gestor de segurança do trabalho podem coletar as informações do colaborador a distância, e na economia, já que o setor não precisa investir um valor alto pelo serviço.

Ou seja, investir em um Software as a Service será uma estratégia para a empresa melhorar sua gestão, proteger a integridade do colaborador (dentro e fora do local de trabalho) e tornar todas as tendências acima em realidade. 

Gostou do tema? Então continue lendo o nosso blog para se manter por dentro de todas as novidades!

5 tendências para medicina e segurança do trabalho
plugins premium WordPress